sábado, 4 de abril de 2009

LUZ E SOMBRA

Luz e Sombra – observação de obras de períodos diferentes na História da Arte e suas apresentações de luz e sombra.

Nessa obra de Rafael (1483-1520), considerado o maior pintor do Renascimento, podemos observar a grande utilização da luz e sombra, do claro e escuro.
A obra retrata a iluminação natural, obtida pela luz do sol e mostra ao mesmo tempo o sombreamento do corpo, o reflexo da vegetação na água do pequeno lago ao fundo.


Nessa obra que marca o início do Impressionismo, podemos observar a combinação de cores claras e escuras com a intenção de dar ao observador a impressão do movimento da água, do reflexo provocado pelo sol dos barcos na água, também o reflexo do próprio sol. A obra demonstra, em minha humilde opinião, muito bem, a utilização e os resultados da luz e da sombra.


Impression du Soleil Levant – 1873 (Museu Marmottan, Paris)Quadro de Claude Monet que deu início ao Movimento Impressionista


Verificando uma obra de Salvador Dalí no período Surrealista, observamos o uso das cores claras e escuras para transmitir o pôr do sol e as sombras que as luzes solares provocam nas paisagens que estão sob ela.






Deixando um pouco os gênios artísticos da humanidade, apresento abaixo algumas fotografias de obras realizadas por mim, onde também se podem observar trabalhos de luz e sombra:


Material: telha de cerâmica, tinta a óleo Material: tela e tinta a óleo


Material: tela e tinta a óleo



2 comentários:

  1. Ai,minha amiga é uma artista!e fica aí escondendo o jogo...Muito bem,muito legal seus trabalhos amore!!Lindos
    Bjos
    Fabiane

    ResponderExcluir
  2. Oi,gosto de arte e arte-terapia também é uma coisa que quero aprender, sou facilitador de biodanza, moro no litoral de Pernambuco e gostei da sua página.
    Um abraço.

    ResponderExcluir