domingo, 22 de março de 2009

ESTUDO - ORIENTAÇÕES ESPACIAIS

Em primeiro lugar, acredito ser necessário definir o que entendi por nivelamento. Assim, entendi nivelamento como algo que já nos é esperado, algo em conformidade com as regras, algo a que já estamos acostumado. Diante disso, o exercicio nos propõe apresentar obras já existentes na mídia que apresentasse idéia de nivelamento. Então fui à procura e aí está:





fonte da imagem: Google imagens

Essa obra apresenta um nivelamento, pois apesar da mistura de cores e esse envolvimento que o formato de caracol propõe, toda a atenção do quadro está voltada para o centro, o que faz com que olhemos diretamente para ele não nos despertando atenção para os outros detalhes.


fonte da imagem: Google imagens

Outro exemplo de obra que apresenta nivelamento é o trabalho acima, pois toda a criação está feita no lado direto encima e da esquerda para a direita do plano. Essas são as direções comuns a que nossos olhos estão acostumados a percorrer num determinado plano. Como se fosse um livro, que ao ler começamos sempre de cima para baixo, da esquerda para a direita.

AGUÇAMENTO

Como aguçamento, entendi algo no real sentido da palavra: algo que aguça, provoca, nos deixa inquieto, incomodado.
O aguçamento provoca o interesse em explorar, em entender, em observar.
Diante disso, fui buscar obras já existentes que trouxessem esse conceito:




fonte da imagem: Google imagens
Considerei esse trabalho com uma proposta aguçante, pois em primeiro lugar ele já é feito no plano do lado contrário ao que nossos olhos está acostumado a começar a observar. Depois ele tem as ramificações subindo, o que também é diferente, pois olhamos primeiro para cima e depois para baixo.



Outro trabalho aguçante, pois esse formato como se fosse uma estiragem, incomoda o olhar, é algo que "quebra" o sentido de continuação que nos é esperado, nos convidando a olhar o trabalho várias vezes em busca do entendimento da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário