domingo, 22 de março de 2009

ESTUDO DA COR - O BELO E O FEIO

Xadrez vivo - Não ficou muito claro na foto, mas as cores empregadas nesse trabalho são amarelo e laranja. Apesar das duas cores estarem em tons fortes, considerei que elas se harmonizaram e sua junção deu uma grande vivacidade à combinação, e assim considerei a combinação entre as cores bela. Material: Papel colorido e cola

Greenblue - Considero azul e verde cores belas. Porém, em se tratando de cores, sempre o que determina a beleza ou a feiura são as combinações e proporções. Material: Papel colorido e cola.


Nesse trabalho a intenção foi demonstrar uma combinação de cores feias.

Diante da proporcionalidade aplicada do azul e verde e os tons das cores, considerei essa uma combinação não harmonioza.

O Belo e o Feio.
Belo, feio...
Em nosso dia-a-dia, estamos sempre classificando as coisas e pessoas como belas e feias.
Mas o que vem a ser belo? Qual o conceito de belo?
Para mim, belo é tudo aquilo que visualmente nos dá uma sensação agradável. Ou seja, que agrada os nossos olhos e nossas sensações.
Do mesmo modo, o feio vem a ser aquilo que de alguma maneira, por uma razão ou outra, nos desagrada visualmente e assim nos desperta sensações negativas.
Como a visão de belo e feio está para mim ligada aos olhos e sentidos, classifico então belo e feio como algo muito subjetivo.
Quantas vezes o que nos é belo para outros é extremamente feio e vice-e-versa?
Por isso, diante de tamanha particularidade, eu definiria esses termos de uma maneira bem simples, mas que ao meu ver, melhor transmite a idéia do que vem a ser esses dois adjetivos:
Belo - tudo aquilo que visualmente lhe transmite um conjunto harmoniozo e lhe agrada de ficar observando.
Feio - tudo aquilo que visualmente lhe causa algum tipo de desconforto e não se apresenta de forma harmonica, fazendo com que voce se sinta incomodado em continuar olhando.
Assim...é isso!
E para você? O que é belo? O que é feio?

Um comentário:

  1. vce acha a cor azul bonita eu particulamente nao acho a cor azul bonita entao essa cor deixa de ser belo ?

    ResponderExcluir